Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU e CNMP

Diretores e Grupo de Apoio às Ações da Associação se reúnem para traçar estratégias de interesse da categoria

Brasília, 03 de agosto de 2021.

A Agempu realizou, na última terça-feira, 27/07, importante reunião para tratar de assuntos de interesse da categoria. Por mais de três horas, os diretores Rogério Marques, Laércio Reis, Roberto Amorim, Wesley Resende e os membros do GT de Apoio às Ações da Associação discutiram estratégias de atuação em relação à criação da Polícia do MPU, ao enfrentamento aos índices do Teste de Aptidão Física, ao Pedido de Providências protocolado no CNMP, aos GAECOS e à capacitação da categoria.

No dia anterior, 26/07, também ocorrera reunião com a presença dos diretores Roberto Ciconeli, Roberto Amorim e o GT de Apoio. A reunião durou mais de duas horas, e foram propostas ações estratégicas que foram consolidadas na reunião da terça-feira.

Entre os assuntos tratados, a questão do enfrentamento aos índices do TAF ganhou destaque, haja vista o protocolo do Pedido de Providências realizado no CNMP. Sobre esse ponto, a diretoria informou que o escritório de advocacia teria reunião com o conselheiro Silvio Roberto Amorim na semana em curso para esclarecer e convencer o conselheiro da plausabilidade do pedido e da necessidade de seu deferimento imediato.

Outro importante ponto debatido foi o andamento das ações visando à criação da Polícia do MPU. Nesse ponto, os diretores informaram que as reuniões com os Procuradores-Gerais continuam ocorrendo, e o retorno tem sido bastante positivo, pois todos manifestam-se favoráveis ao pedido. Os diretores esclareceram que, apesar do cenário positivo, especialmente em razão das manifestações favoráveis colhidas até o momento, tanto dos PGJs, quanto dos Procuradores-Gerais do MPU e Conselheiros, o maior desafio no momento é fazer que o Presidente do CNMP, Procurador-Geral Augusto Aras, coloque o pedido da categoria na pauta de votações.

Quanto ao debate sobre os GAECOS, fechou-se entendimento da importância da ocupação desse espaço por Agentes de Segurança Institucional, em razão das atribuições do cargo e da capacidade técnica que a categoria possui. Reconheceu-se, porém, a necessidade do fomento de treinamento específico em conteúdo afeito ao trabalho do grupo. Nesse sentido, acordou-se que a AGEMPU irá requerer à Divisão de Gestão do Conhecimento da SSIN, à Secretaria de Gestão de Pessoas e à Escola Superior do MPU a formatação e disponibilização de capacitações nessa área específica.

Ao fim da reunião, destacou-se a importância de ações coadjuvantes por parte da categoria na defesa das pautas coletivas. Nesse sentido, a AGEMPU manifesta total apoio às ações da categoria e reconhece a importância do engajamento de todos, pois só com a ajuda e a participação maciça a categoria alcançará as vitórias a que tem direito.

Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU e CNMP
Tel: (61)3224-9273 / (61)3223-6707


Por GB Criação de sites em Brasília