Caros Associados e demais e demais técnicos de segurança,
Informo que hoje 17 de agosto de 2015, às 10:30 horas, o Coordenador Geral da AGEMPU, Pedro Vieira da Silva Sobrinho, se reuniu com o Secretário-Geral do MPF, Lauro Pinto Cardoso Neto, juntamente Secretário-Geral Adjunto do MPF, Dr. Hugo Souto Kalil, para tratarmos da retirada do art. 17 do PLC, que reduz a GAS de 35% para 25% para os Técnicos de Segurança que não desempenham atividades com arma de fogo.
Importante destacar que as negociações se iniciaram na semana anterior, com o papel fundamental do Coordenador de Comunicações da AGEMPU, Ronald Ferreira Alves, que exerceu com verdadeira maestria seu papel de representante da AGEMPU e da categoria.
Na reunião de hoje, O Coordenador da AGEMPU, Pedro Sobrinho, se posicionou em defesa da retirada do artigo, sustentando o prejuízo aos servidores que não possuem porte de arma de fogo, ou seja, a grande maioria.
Dr. Lauro então afirmou que havia se reunido com Dr. Pelella a pedido do Procurador Geral, Dr. Janot e que haviam decidido pela supressão da parte do artigo que impõem a redução para 25%, seja, o art. 17 passou a ter a seguinte redação:
Art. 17. A Gratificação de Atividade de Segurança – GAS é devida ao servidor que exerça funções de segurança e esteja em efetivo exercício em órgão ou unidade de segurança institucional.
§ 1º A gratificação de que trata este artigo corresponde a 35% (trinta e cinco porcento) do vencimento básico do servidor, (texto suprimido abaixo) no caso de desempenho do uso de arma de fogo, e de 25% (vinte e cinco por cento) do vencimento básico do mensal do servidor nos demais casos.
Destaco que foi mantido a possibilidade de acumulação da GAS com hora-extra, Funções comissionadas e CCs, juntamente com a mudança da identificação funcional de Técnico de Segurança Institucional e Transporte para “AGENTE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL”.
Aproveito o momento para, em nome dos Servidores de Segurança Institucional do MPU, agradecer ao PGR, Dr. Janot, ao Secretário-geral, Dr. Lauro, ao Secretário-geral adjunto, Dr. Hugo e ao Chefe de Gabinete, Dr. Pelella, por atender nosso pedido e novamente.
Reitero o papel importante das negociações do Coordenador da AGEMPU, Ronald, fica nossa sincera gratidão. Tal vitória, engrandece e reforça ainda mais, a importância da AGEMPU como representante legitima dos Servidores Técnicos de Segurança Institucional do MPU.
Atenciosamente,
Pedro Vieira da Silva Sobrinho
Coordenador Geral da AGEMPU