Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU e CNMP

Núcleo de Gênero do MPDFT apóia Campanha Homens unidos pelo fim da violência contra as Mulheres

image_mini (18)Está no ar o site “homens pelo fim da violência”, que faz parte da campanha nacional “Homens unidos pelo fim da violência contra as Mulheres”, lançada pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, no dia 31 de outubro. Trata-se de uma ferramenta eletrônica de coleta de assinaturas dirigida ao público masculino. O Núcleo de Gênero Pró-Mulher do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios está apoiando a campanha.

Para a Coordenadora do Núcleo, Promotora de Justiça Laís Cerqueira, a campanha é em prol dos direitos humanos das mulheres e pelo fim da violência. “Esperamos reunir muitas assinaturas”. A iniciativa integra a campanha mundial “Unite to End Violence Against Women”, divulgada pela ONU e a Campanha dos 16 Dias de Ativismo pela não Violência contra as Mulheres.

É a primeira vez que uma campanha mundial e nacional relativa à violência de gênero tem o foco nos homens. A justificativa para isso é que a violência contra a mulher é um fenômeno que atinge toda a sociedade. No Brasil, uma mulher é espancada a cada 15 segundos. É o que revela a pesquisa, de 2001, da Fundação Perseu Abramo. Dados da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 – mostram que, de janeiro a junho deste ano, foram registrados 121.891 atendimentos – um aumento de 107,9% em relação ao mesmo período de 2007 (58.417). De janeiro a setembro de 2008, foram registradas 134 denúncias de cárcere privado, o que significa um crescimento de 91,4% em relação a mesma época de 2007 (70).

Ao aderirem à campanha, os homens se comprometem publicamente a contribuir pela implementação integral da Lei Maria da Penha (11.340/06) e pela efetivação de políticas públicas que visam o fim da violência contra as mulheres. A idéia é que as assinaturas sejam recolhidas até o dia 6 de dezembro – Dia de Luta dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. O resultado será divulgado em um evento com a presença do Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, governadores, artistas, políticos, líderes comunitários, desportistas etc. Neste dia, o presidente Lula enviará “on line”as assinaturas recolhidas ao Secretário-geral da ONU, que passarão a compor às assinaturas da campanha internacional.

Comprometa-se você também. Se você é homem, visite o site www.homenspelofimdaviolencia.com.br e deixe lá a sua assinatura. Se você é mulher, divulgue para que mais homens assinem.

Assessoria de Comunicação Social do MPDFT
3343-9601/9604/9403

Quem somos

Enquete

Desculpe, não há enquetes disponíveis no momento.

Convênios


Associação Nacional dos Agentes de Segurança Institucional do MPU e CNMP
SAF-SUL Quadra 04, Lote 03 - Sala S.04.4
DTI/AGEMPU Brasília - DF
CEP: 70.050.900
Tel: (61)3224-9273 / (61)3223-6707


Por GB Criação de sites